O que você precisa saber sobre o húngaro
Uma das características da língua húngara é que não está relacionada com as línguas dos países vizinhos. Por exemplo, se você viajar da Croácia até a Sérvia, você vai dizer nos dois países: "Dobro jutro" (Bom dia). Os eslovenos também dizem "Dobro jutro". Na Eslováquia, você escuta "Dobré ráno". Em outro país vizinho da Hungria, na Ucrânia, você fala "Доброго ранку. - Dobroho ranku". Todas essas expressões soam o mesmo ou mais ou menos semelhantes, porque todas estas línguas pertencem à mesma família: às línguas eslavas. Na Hungria, ao contrário, você irá dizer "Jó reggelt!". Completamente diferente. De fato, a língua húngara pertence a uma família muito diferente: à família das línguas urálicas.
A família das línguas urálicas vem - como o nome sugere - a partir da área dos Montes Urais, e daí também se suspeita a raiz de todas as línguas no chamado Proto-Urálico, que existiu a mais de 7.000 anos atrás. Hoje, essas línguas têm se diferenciado em dois grupos. O grupo minoritário (com muitas línguas só que composto por comunidades muito pequenas de falantes), da família linguística samoieda, como por exemplo as línguas dos Nenets ou Selkup. Estas línguas ameaçadas de extinção são faladas na Sibéria.
Na Sibéria existe também duas línguas estreitamente relacionadas com o húngaro (que também pertence ao segundo grupo, o grupo majoritário das línguas urálicas): as línguas mansi e ostíaca. A este grupo chamamos também de línguas fino-úgricas. A este grupo pertencem também o finlandês e o estoniano.
Talvez você esteja se perguntando, se um húngaro, um finlandês e um estoniano poderiam se entender ao se sentarem juntos à mesa? Pois bem, o finlandês e o estoniano poderiam até se comunicarem, se cada um falar na sua língua materna. Mas os húngaros não entenderiam nada. Por quê? Porque já se passarm 7.000 anos de história da língua e a distância física às outras línguas fino-úgricas fez com que o húngaro se desenvolvesse completamente diferente do que o finlandês e o estoniano. O que une as três línguas, com uma família de línguas, é a estrutura linguística (ou seja, semelhanças ao nível da gramática, no "funcionamento" das línguas). Todas as três línguas têm uma estrutura de língua aglutinante.
Para aprender e entender húngaro, você deve antes de tudo, aprender o que é uma língua aglutinante. A palavra aglutinação vem do latim e significa colar, juntar. O princípio central deste tipo de estrutura linguística é o sufixo. Um sufixo é uma sílaba final que é adicionada a uma palavra, podendo assim mudar o seu significado, ampliá-la ou especificá-la.
Este princípio fica claro através de um exemplo: Vamos pegar a palavra húngara: asztal (mesa). Se você quiser colocar essa palavra no plural, coloca-se o sufixo -ok como indicador do plural: asztalok (as mesas). Mas se você quer dizer que algo está em cima da mesa, fala-se asztalon em húngaro.
Pacote de Húngaro Completo de 52,40 €
por apenas 39,95 €
Ao adquirir o Pacote de Húngaro Completo você
paga somente uma vez sem custos adicionais ou de frete
baixa o curso na hora em seu computador
pode estudar onde você estiver e
não precisa estar on-line
aprende realmente a língua falada:
todos os áudios foram gravados por falantes nativos
pode aprender, revisar, aprimorar e treinar o seu conhecimento de Húngaro a qualquer hora
Assim que seu pagamento for confirmado, você recebe na hora o seu Pacote de Húngaro Completo.
O curso está disponível por download e em poucos passos você baixa o curso para o seu computador.
*Esta promoção é válida somente para compras feitas pelo site: www.aprender-hungaro.com
**Ao fazer a compra pelo PayPal, a conversão é feita automaticamente e o valor da fatura será na moeda do país de morada.
Em caso de dúvidas, por favor entre em contato conosco: info@aprender-linguas.com